Trensurb circula em via única em trecho do Vale do Sinos durante o fim de semana

Uso de dois carrosséis, com transbordo na Estação Unisinos, busca minimizar impacto para o usuário

Foto: Bianca Nunes/Trensurb

Durante toda a operação do fim de semana, os trens da Trensurb vão circular em via única no trecho que compreende as estações São Leopoldo e Rio dos Sinos. O motivo é a realização de trabalhos de recuperação de cabos de sinalização. Também devem ser implementadas medidas de contenção para evitar que danos e furtos de cabos paralisem o sistema, como em ocasiões recentes. Os serviços haviam sido programados para o início de setembro, mas foram adiados em razão do mau tempo.

Tanto no sábado quanto no domingo, serão adotados dois carrosséis distintos: um entre as estações Mercado e Unisinos e outro entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, sendo necessário fazer o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que quiserem seguir o trajeto. O carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta dos trens.

Normalmente, a Trensurb opera com carrossel único entre as estações Mercado e Novo Hamburgo. A estratégia de dois carrosséis separados vai ser usada para permitir intervalos menores no trecho que não vai ser afetado pela circulação em via única. No sábado, os intervalos entre trens serão de 15 minutos no trecho Mercado/Unisinos e de 30 minutos no trecho Unisinos – Novo Hamburgo. No domingo, os intervalos serão de 20 minutos no trecho Mercado/Unisinos e de 30 minutos no trecho Unisinos – Novo Hamburgo.

No trecho entre as estações São Leopoldo e Rio dos Sinos, os trens circularão nos dois sentidos somente pela via com destino à Estação Mercado. Por isso, é importante que os usuários estejam atentos ao indicador de destino dos trens.

Em caso de chuva, os trabalhos serão, mais uma vez, adiados e a operação do metrô realizada de forma normal.