Porto Alegre vacina contra a Covid em shopping e estádios da dupla Gre-Nal neste sábado

Doses seguem disponíveis para pessoas com 12 anos ou mais

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre segue vacinando pessoas de 12 anos ou mais e aplicando segundas e terceiras doses, em quatro locais, neste fim de semana. Hoje, a vacina contra o coronavírus vai estar disponível, das 9h às 16h, no estádio Beira-Rio, na Arena do Grêmio e no Shopping Total. A dupla Gre-nal confirmou, durante a semana, a parceria com o município.

Tanto na Arena quanto no Beira-Rio, a vacinação ocorre dentro dos estádios, e não em forma de drive-thru. Quem for de carro, porém, garante estacionamento cortesia.

Neste domingo, a Unidade Móvel de Saúde leva a vacinação até a comunidade do bairro Sarandi, na Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, 274 – Sarandi), das 9h às 13h.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF.

Os quatro pontos de vacinação do fim de semana também vão aplicar a segunda dose de todos os imunizantes. Podem buscar o reforço pessoas que começaram a se vacinar até 17 de julho, no caso da AstraZeneca, 31 de julho, no caso da Pfizer, em 28 de agosto, para quem tomou a primeira dose da Pfizer.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Podem receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 24 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão e esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 27 de agosto. Veja os critérios para a aplicação, em imunossuprimidos, dessa terceira dose:

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Onde se vacinar neste sábado, 25:
Estádio Beira-Rio – acesso pela rua Nestor Ludwig (atrás do Centro de Eventos) – Praia de Belas. Horário: 9h às 16h
Arena do Grêmio – rua Ricardo Seibel de Freitas Lima (acesso pelo portão 2, coxia D) – Humaitá. Horário: 9h às 16h
Shopping Total – avenida Cristóvão Colombo, 545 – bairro Floresta. Horário: 9h às 16h

Onde se vacinar no domingo, 26:
Unidade Móvel de Saúde instalada na Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, 274 – Sarandi). Horário: das 9h às 13h.