A prefeitura de Porto Alegre amplia a faixa etária da vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com 12 anos ou mais, nesta quinta-feira. Durante a quarta, adolescentes de 14 anos ou mais puderam se imunizar com a dose da Pfizer, a única liberada para esse fim pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A cidade conta com 59 pontos de imunização, incluindo 36 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras, aplicando o imunizante. Filiais da Panvel devem, excepcionalmente, vacinar até as 12h30min, nesta quinta.
Veja horários e endereços de vacinação, conforme público e tipo de dose
A campanha também prossegue no Shopping João Pessoa e nos drive-thrus do Bourbon Wallig e do Barra Shopping Sul, das 9h às 17h; no Largo Glênio Peres, das 13h às 19h, e na Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antônio Silveira – Restinga), das 18h às 21h.
Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Para a segunda, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. O intervalo entre as doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose desse imunizante, em todos os pontos de vacinação, pessoas que começaram o esquema vacinal até 29 de julho.
Com relação à segunda dose de Coronavac e de Oxford/AstraZeneca, segue mantido o intervalo normal, de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 26 de agosto (Coronavac) e 15 de julho (Oxford) pode completar o esquema vacinal (veja no link acima onde encontrar as doses desses imunizantes).
Podem, ainda, receber a terceira dose, em todos os pontos de vacinação, pessoas com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 22 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão e esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Esse público deve levar um comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Veja os critérios para a aplicação da terceira dose em pessoas com menos de 70:
– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de medicamento imunossupressor
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias e intestinais inflamatórias)