Um caso de agressão física, motivado por uma divergência no uso de máscara contra a Covid-19, é investigado pela Polícia Civil em Porto Alegre. A vítima alega ter sido alvo de pelo menos dez socos após denunciar ao segurança de um shopping que outro cliente estava circulando sem o item de proteção.
O caso foi registrado na noite do último dia 14. Na oportunidade, o homem agredido estava saindo do Bourbon Country, localizado na zona Norte da Capital, quando se deparou com o frequentador que desrespeitava as normas sanitárias. Ele imediatamente apontou o infrator à equipe do shopping, que não teria feito nenhuma intervenção.
Minutos depois, quando chegou ao estacionamento, foi atacado. A vítima relata que o agressor desferiu socos em seu rosto, e que os seguranças demoraram para interferir. Zonzo, ele tirou o celular do bolso e conseguiu fotografar o carro que era conduzido por quem se recusou a usar máscara. O material foi anexado ao boletim de ocorrência.
A reportagem da Rádio Guaíba teve acesso aos boletins médicos do denunciante. No documento, a equipe do Hospital Cristo Redentor aponta que ele sofreu ferimentos na pálpebra superior, além de um edema nasal. A vítima conta que precisou de cinco pontos na região do supercílio e que os médicos desconfiam de uma lesão na base do crânio.
“Depois de mais ou menos uns dez socos, alguém veio e tirou ele de cima de mim. Eu não sei precisar se foi o segurança. Depois que o fato terminou, eu me dirigi a eles pra pedir ajuda, pra pedir auxílio. Ninguém me ajudou. Eles nada fizeram, mesmo eu estando com o rosto sangrando, desfigurado”, afirma o homem, que optou por não ser identificado.
Desde então, ele não conseguiu retornar ao trabalho. O caso foi registrado junto à 14ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, que identificou um suspeito da autoria do ataque. Ele deve ser ouvido nos próximos dias. As autoridades também aguardam a chegada de imagens feitas pelas câmeras de segurança instaladas no Bourbon Country.
“Um dos seguranças colheu meus dados. Até achei que fosse para entrar em contato comigo, para se solidarizar, para prestar algum atendimento. Isso não ocorreu até o momento. Não tentaram conter ele quando ele começou a me agredir, não me ofereceram atendimento nenhum. Isso é o que mais me indigna”, ressalta a vítima.
Estabelecimento alega briga foi apartada
Em nota, o Bourbon afirma que “a equipe de segurança do shopping interferiu na ocorrência assim que ela aconteceu, apartando a briga entre os dois envolvidos”. Ainda conforme a rede, responsável pelo shopping, a “Brigada Militar foi chamada e a segurança prestou assistência ao caso”.
O estabelecimento reitera, também, que “segue o decreto municipal que obriga o uso de máscaras em ambientes internos, e que, quando há resistência ao uso da máscara, as equipes de segurança são orientadas a acionar a Brigada Militar”. Por fim, garante que as imagens do circuito interno serão disponibilizadas às autoridades ainda hoje.