A gigante chinesa do setor imobiliário Evergrande, anunciou nesta quarta-feira (22), que chegou um acordo com um credor local para evitar a falta de pagamento da dívida estimada em US$ 300 bilhões, o que equivale a aproximadamente 30% da dívida pública brasileira. Esse acordo considera apenas os juros de um título importante, e a agência econômica Bloomberg calculou o valor em US$ 35,9 milhões. O comunicado não menciona o pagamento dos juros de outro título que também vence na quinta-feira, 23.
O acordo significa uma melhora para a incorporadora imobiliária, que tem 200 mil funcionários, presença em mais de 280 cidades e afirma ser responsável por gerar 3,8 milhões de trabalhos indiretos na China. O cenário da empresa afetou esta semana os mercados internacionais, que registraram quedas no desempenho o mercado de ações.
Os mercados reagiram de maneira tímida ao anúncio do pagamento de juros. A Bolsa de Xangai encerrou a sessão de quarta-feira em alta de 0,4%, mas a de Shenzhen registrou queda de 0,57%, após quatro dias de recesso por um feriado. A Bolsa de Hong Kong estava fechada nesta quarta-feira.