CPI da Covid: em vídeo, diretor da Prevent disse que “pessoas precisam se contaminar”

Segundos antes, ele havia dito que jamais defendeu a "imunidade de rebanho natural", refutada pela comunidade científica

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, se contradisse durante depoimento nesta quarta-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Segundos depois de Batista Júnior dizer que nunca defendeu a chamada “imunidade de rebanho natural”, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) mostrou um vídeo feito em junho do ano passado no qual o médico disse que “as pessoas precisam se contaminar” com a Covid-19.

A imunidade de rebanho é a tese de que quanto mais pessoas se contaminarem com a Covid-19, melhor, para permitir o desenvolvimento de uma imunidade natural. A questão é refutada pela ciência, em razão de provocar um grande número de mortes, além do fato de uma pessoa poder se contaminar com o vírus e desenvolver a doença mais de uma vez.

“O senhor, em algum momento, defendeu a imunidade de rebanho?”, questionou Randolfe. Ao que Benedito Batista respondeu: “De modo algum. A imunidade de rebanho poderia acontecer, mas nós não sabemos quando ela pode acontecer e se aconteceria. O que sabemos é que pode ter uma evolução natural da doença. Mas o que se mostrou no avanço natural da doença é que ela se mantinha grave com ondas claras de gravidade”.