Após teste positivo de Queiroga, funcionários do Ministério da Saúde são testados para Covid

Todos que tiveram contato com o ministro na última semana devem passar por exames

Foto: Fabiano do Amaral / CP

Todos os funcionários do Ministério da Saúde que tiveram contato com o ministro Marcelo Queiroga, antes da viagem dele a Nova Iorque, serão submetidos, nesta quarta-feira, a testes para verificar se também contraíram a Covid-19. Queiroga testou positivo na terça, momentos antes de embarcar de volta ao Brasil e agora vai precisar cumprir quarentena nos Estados Unidos.

Justamente por não saber a origem da infecção, a suspeita é que Queiroga tenha viajado doente junto à comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para participar da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Por isso, a pasta verifica se os assessores que estiveram próximos ao ministro antes da viagem podem estar com Covid-19. Mesmos os assintomáticos devem passar pela testagem.

A lista é extensa, já que na semana que antecedeu a viagem aos EUA, Queiroga esteve no Rio Grande do Norte e em São Paulo, além de ter realizado coletiva de imprensa na própria sede do ministério, em Brasília.

Para os integrantes da comitiva presidencial que estiveram com Queiroga, a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já voltaram ao Brasil é de isolamento de 14 dias, nos termos do Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19, publicado pelo Ministério da Saúde.

A Anvisa também orienta que os membros do comitê na chegada ao Brasil sejam testados de novo, mesmo que já tenham sido submetidos aos exames em Nova Iorque e que os resultados tenham dado negativo para a infecção. A agência também recomenda que os integrantes cumpram quarentena em Brasília, sem viajar a outras regiões do país. A aeronave também deve passar por desinfecção.