Rematrícula dos alunos da rede municipal em Porto Alegre só pode ser feita presencialmente

Processo vai até 8 de outubro na Educação Infantil, e 29 nos demais níveis

Estão livres os que já compareceram no chamamento anterior à retomada das atividades. Foto: Giulian Serafim/PMPA

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Porto Alegre promove, a partir desta terça-feira (21), o processo de rematrícula dos alunos da rede. Desta vez, o processo acontece exclusivamente no regime presencial – com data limite fixada em 8 de outubro para a Educação Infantil, e 29 de outubro para os demais níveis.

De acordo com a pasta, só estão livres da obrigação aqueles que já compareceram às escolas durante o chamamento promovido pela prefeitura antes da retomada das aulas presenciais. A apresentação de documento de identificação e comprovante de residência é obrigatória para todos os interessados na rematrícula.

“Estima-se que devido à pandemia muitos alunos abandonaram os estudos, por isso, a importância desse processo de rematrícula ser presencial. Queremos saber a situação de todos os nossos estudantes, sem deixar nenhum aluno para trás, evitando assim, a evasão escolar”, explica a secretária de Educação da Capital, Janaina Audino.

Nível médio

Os alunos que cursam o Ensino Médio na rede municipal de Porto Alegre terão garantida a oferta de matrícula, de acordo com o cronograma da prefeitura. A exceção se dá apenas àqueles que não estão frequentando as aulas. A mesma regra se aplica no caso do Ensino Médio Técnico, planejado até o fim de 2022.

Nesta modalidade, o ingresso de novos estudantes só é possível no curso de Magistério. A Smed alerta que não haverá garantia de vaga para aqueles que não comparecerem à rematrícula. Ou seja: é possível que crianças e jovens sejam forçados a trocarem de escola em caso de falta.