Ministro Braga Netto chega ao RS e cumpre agenda até quinta-feira

Hoje, titular da Pasta da Defesa visita o Comando Militar do Sul

Foto: Tenente Pablo Gomes/CMS

Uma comitiva do Ministério da Defesa, liderada pelo ministro Walter Souza Braga Netto, chegou às 12h40min desta terça-feira à Base Aérea de Canoas para uma visita ao Comando Militar do Sul (CMS). Braga Netto cumpre agenda no Rio Grande do Sul até quinta-feira. O comandante da 6ª Divisão de Exército, general de divisão Rolemberg Ferreira da Cunha, e autoridades da Força Aérea e da Marinha do Brasil recepcionaram o ministro.

Nesta quarta, em Porto Alegre, Braga Netto visita a empresa AEL Sistemas que, juntamente com outras 12 companhias gaúchas, integra a Base Industrial da Defesa (BID). O Ministério busca fortalecer a indústria nacional de Defesa como forma de impulsionar o desenvolvimento da economia O setor representa cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 290 mil empregos diretos e 850 mil indiretos no país. Em agosto, as exportações brasileiras de material de Defesa bateram recorde (1,3 bilhão de dólares). A previsão é que atinjam a cifra de 2 bilhões de dólares até o fim de 2021.

Braga Netto também acompanha as obras de duplicação do trecho de 50 quilômetros da BR 116 entre Guaíba e Tapes (lotes 1 e 2), executadas por militares do Exército Brasileiro em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Desde 2019, já foram entregues à população do Rio Grande do Sul 25 quilômetros de estrada duplicada nesse trecho. A expectativa é concluir os serviços até 2022.

Na visita ao Rio Grande do Sul, o ministro Braga Netto participa, ainda, de solenidades militares em Porto Alegre, nesta quarta-feira, e Santa Maria, na quinta.