Ainda sem doses suficientes para ampliar a faixa etária, a Prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação para pessoas com 15 anos ou mais, nesta terça-feira. Mais de 50 pontos devem aplicar as doses, incluindo 36 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras, além do Shopping João Pessoa, do Largo Glênio Peres e da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina. Por questões logísticas, foram suspensas as ações de vacinação previstas para esta terça nos drive-thrus do Bourbon Wallig e do Barra Shopping Sul.
Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. No caso dos adolescentes de 12 a 14 anos com comorbidades, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, por exemplo).
Segunda dose
O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech passou a ser de oito semanas, em vez de dez. Podem buscar a segunda dose, em todos os pontos de vacinação, pessoas que começaram a se imunizar até 27 de julho.
Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e da Oxford/AstraZeneca, seguem mantidos os intervalos originais, de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 24 de agosto (Coronavac) e 13 de julho (Oxford) pode completar o esquema vacinal (veja locais específicos para cada tipo de dose no link abaixo).
Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Terceira dose
Podem receber a dose de reforço, em todos os pontos de vacinação, pessoas com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose até 17 de março, além de pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos 28 dias.
Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.