Pesquisa mostra que 85% dos brasileiros reduziram consumo de alimentos

carne
Foto: Alina Souza / CP / Arquivo

Uma pesquisa do Datafolha identificou que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de algum item alimentício desde o início do ano, sendo a carne de boi, refrigerantes, sucos e laticínios os mais citados. A carne vermelha, por exemplo, deixou de ser consumida por 67% dos consumidores, contra 51% no item refrigerantes e sucos, 46% citaram o leite, queijo e iogurte. Pães (francês, de forma e outros similares) aparece com 41% das citações. O levantamento indicou ainda que cresceu o consumo de ovo como proteína.

Outros produtos básicos, como arroz (34%), feijão (36%) e macarrão (38%) estão com queda no consumo da população. A pesquisa do Datafolha, feita entre os dias 13 e 15 de setembro, indicou também a citação de outros tipos de carne – frango, porto e outros – como tendo apresentado aumento no consumo, 35% embora a queda no consumo (39%) seja o maior índice.

Por faixa de renda familiar, os percentuais são altos também nas famílias com renda acima de 10 salários-mínimos, onde 67% confirmaram ter cortado algum desses produtos, percentual que sobre para 88% se considerado as famílias com até dois salários mínimos.