PSB vai ao STF para que Ministério da Saúde volte a vacinar adolescentes

Partido fundamentou ação com dados da Sociedade Brasileira de Imunizações, apontando queda nos casos e mortes em razão da vacinação

Foto: Alina Souza/CP

O PSB entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desse sábado, pedindo que o Ministério da Saúde volte a recomendar a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes dos 12 aos 17 anos sem comorbidades. De acordo com o site do partido, a decisão do Ministério, tomada na última quarta, de não recomendar a vacina a essa faixa etária, carece de embasamento científico. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

“O partido quer garantir que os Estados deem continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI), inicialmente autorizado pela própria pasta da Saúde”, esclarece o PSB, em nota.

A legenda fundamenta a ação com dados da Sociedade Brasileira de Imunizações, apontando que nos últimos 60 dias houve queda de 65% no número de casos e de 58% no de mortes pelo coronavírus, em razão principalmente da vacinação da população brasileira.

Na quinta-feira, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga admitiu que partiu do presidente Jair Bolsonaro a orientação para rever a vacinação de adolescentes.

No mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um boletim reiterando a aprovação da vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos e os conselhos que reúnem secretários municipais e estaduais de Saúde, Conass e Conasems, emitiram nota conjunta orientando a continuidade da imunização.