Domingo vai ter chuva, com risco de granizo isolado no RS

Em Porto Alegre, temperatura deve variar entre 17ºC e 27ºC

Foto: Mauro Schaefer/CP

O sol aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mas algumas regiões, como o Sul e o Leste, terão muitas nuvens e chance de garoa e chuva fraca na primeira metade do dia. Com o ingresso de ar quente, uma frente quente começa a se formar e áreas de instabilidade tendem a avançar, a partir do Oeste.

Da tarde pra noite, a chuva atinge diversas regiões com raios e risco de granizo isolado, especialmente no Sul. No Noroeste, o dia vai ser quente e abafado. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 17ºC e 27ºC.

Chuva acumulada
Os acumulados de precipitação, entre esse sábado e o feriado de amanhã, devem ser altos em parte do Sul do Brasil. O primeiro episódio de chuva volumosa se deu ainda na sexta entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O próximo ocorre nesta segunda-feira com os maiores volumes de chuva concentrados na Metade Sul gaúcha.

Os volumes de chuva até o fim da tarde desse sábado, no Rio Grande do Sul, chegaram a 119 mm em Ijuí, 72 mm em Pinhal da Serra, 70 mm em Passo Fundo, 68 mm em Entre-Ijuís, 66 mm em Cruz Alta, 52 mm em Erechim, 49 mm em Vacaria, 48 mm em Lagoa Vermelha e 45 mm em Iraí.

Em Santa Catarina, os acumulados até o fim da tarde atingiram 100 mm em Mirim Doce, 98 mm em Balneário Piçarras, 85 mm em Curitibanos e Campo Belo do Sul, 82 mm em Rio do Oeste, 77 mm em Otacílio Costa, 70 mm em Taió, 65 mm em Lages e Rio do Sul, 60 mm em Pomerode e Indaial, e 50 mm em Blumenau.

No feriado farroupilha, os volumes de chuva em várias cidades do Sul podem ser altos, ficando entre 50 mm e 100 mm, com marcas isoladamente superiores.