O Rio Grande do Sul distribuiu, nesta sexta-feira, às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde as 121.250 doses de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca que chegaram ao Estado nesta quinta. Também serão entregues doses de Coronavac que estão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), todas elas destinadas à segunda aplicação (D2) no tempo oportuno de quem já recebeu a primeira dose (D1).
Com essa distribuição, o Estado terá enviado aos municípios 82% das segundas doses da vacinas AstraZeneca referentes à remessa cujo intervalo da data de distribuição completará 12 semanas no dia 23 deste mês.
As 191.880 doses de vacinas Pfizer recebidas na tarde de quinta não deverão ser distribuídas às CRSs de imediato, para que se mantenham mais tempo congeladas na Ceadi. “Os municípios ainda possuem doses de Pfizer em estoque. Vamos entregá-las na próxima semana para diminuir o risco de perda de vacinas”, justificou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.
A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, ressalta a importância da população voltar aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19: “A imunização só fica completa e atinge os níveis adequados de proteção após a aplicação da segunda dose, no caso das vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac”.