Covid-19: Canoas retira restrição de horário para comércio, eventos, bares e restaurantes

Prefeito Jairo Jorge assinou decreto na tarde desta sexta-feira; Texto já vigora

Foto: Walterson Rosa / MS / Agência Brasil

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assinou na tarde desta sexta-feira um decreto que flexibiliza a realização de eventos e a abertura de comércios, bares e restaurantes. Com o texto, que já entrou em vigor, termina a restrição de horários de funcionamento imposta em meio ao pico de casos e mortes pela Covid-19, vivenciado entre março e abril.

O decreto também aumenta a capacidade de pessoas que podem circular nos ambientes. A medida, segundo o prefeito, visa retomar o desenvolvimento, sempre com atenção aos protocolos sanitários e à ocupação de leitos hospitalares.

“Entendemos que é necessário apoiar, neste momento, em que as taxas de contaminação por Covid-19 caíram, os empresários que tanto sofreram durante a pandemia. Claro que sem descuidar dos protocolos sanitários, higienização e utilização de álcool e mascara. Uma retomada consciente”, ponderou.

Até agora, 92% dos canoenses tomaram a primeira dose. Já a ocupação de leitos nas UTIs Covid era de 11% nesta sexta.

O secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, comemora os indicadores alcançados em Canoas, com população de aproximadamente 340 mil pessoas. Para ele, a cidade se aproxima do fim da pandemia. “É um momento muito importante o que nós estamos atravessando. Essa redução da curva, os indicadores, mantendo uma estabilidade, fazem com que possamos acreditar que, com o avanço da vacinação, agora para os jovens, estamos muito mais próximos do fim da pandemia”, enfatizou.