Bolsonaro promete comprovar desvio de recursos do BNDES em outras gestões

Citando obras em Angola, Venezuela e Cuba, presidente falou em pautar assunto em live

Foto: Reprodução / TV Brasil

O presidente da República Jair Bolsonaro prometeu mostrar esquemas de desvios de recursos cometidos em governos anteriores com o dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, verbas destinadas para melhorias de infraestrutura no Brasil eram destinadas a outros países.

“Na próxima live minha, daqui a duas ou três semanas, levarei o presidente do BNDES para mostrar para vocês para onde ia dinheiro do Brasil no passado. Obras fora do Brasil foram concluídas. Obras fantásticas em Angola, na Venezuela, em Cuba. Em tantos outros países com ideologia de esquerda. Hoje, os recursos ficam no Brasil”.

Não é a primeira vez que o presidente fala sobre possíveis desvios de verbas do BNDES em outros governos, beneficiando países estratégicos ideologicamente. Em uma das últimas menções ao tema, entretanto, em junho, ele havia recuado, avaliando que “não havia uma caixa-preta do BNDES”, apenas empréstimos autorizados pelo banco e com informações disponíveis para a população.

A nova promessa de mostrar irregularidades ocorreu durante a cerimônia de início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no município de Mara Rosa, em Goiás. A ferrovia, de mais de 380 quilômetros, vai ser construída pela Vale, fruto da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec.