A cobertura histórica da Guaíba na Expointer 2021

No ano em que o público retornou ao parque, emissora ampliou as transmissões

Para muitos a 44ª Expointer foi a feira da retomada. Para a Rádio Guaíba, no entanto, foi a da sequência de uma tradição. Mesmo em 2020, com o evento sendo realizado no formato digital, estivemos presentes durante toda a programação no Parque Assis Brasil.
Se em um ano tão difícil a emissora permaneceu noticiando os fatos da exposição, desta vez, o trabalho merecia uma cobertura ainda mais especial. E assim foi feito.
A mobilização do departamento de jornalismo envolveu dezenas de profissionais entre produtores, repórteres, editores, técnicos e apresentadores.
O resultado deste esforço coletivo foi recompensado.
Para Jeferson Torres, diretor da Rádio Guaíba, o êxito premia a profunda relação que a emissora tem com o agronegócio, ao acompanhar diariamente as atividades do setor.
“Atribuímos o sucesso da cobertura ao envolvimento, o comprometimento, a garra da nossa equipe e no entrosamento com os colegas do Correio do Povo e da Record TV. São profissionais extremamente comprometidos. Esse feedback foi relatado pelos próprios expositores, promotores e participantes da feira. A Guaíba está de parabéns e ficamos felizes por sermos coprotagonistas desse grande evento para a agropecuária do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destacou.
Com o comando do jornalista e editor de agro, Sandro Fávero, a cobertura se iniciou logo na abertura dos portões do parque, no dia 4, com o Guaíba Correio Rural, ao vivo. Durante todo o evento, o programa foi apresentado direto de Esteio e ainda ganhou duas edições especiais gravadas na recém inaugurada casa da Cotribá, que em 2021 comemora 110 anos.
Nesta Expointer, as transmissões ganharam ainda mais peso e instantaneidade com as participações dos repórteres Ana Carolina Aguiar e Everton Calbar. Além de detalhar os assuntos relacionados às provas, julgamentos, palestras e negócios, os profissionais relataram ao vivo as visitas de autoridades como o presidente Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e o governador Eduardo Leite.
Além do matutino Guaíba Correio Rural, no turno da tarde abordamos os fatos do momento no programa Guaíba na Expointer e, em parceria com o jornal Correio do Povo, promovemos mais uma edição do Correio Rural Debates. Foram três dias de discussões sobre temas contemporâneos do setor.
No dia 8, o assunto tratado foi o Agro Pós-Pandemia e contou com a participação de Renan dos Santos, internacionalista da assessoria econômica da Farsul; Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag; Ana Doralina Menezes, gerente do programa Carne Angus Certificada e Tarcisio Mineto, economista da Fecoagro.
No dia 9, quinta-feira, a pauta foi os Desafios da Produção Sustentável. Os convidados foram: Domingos Antonio Velho Lopes, coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Farsul; Pedro Pascotini, coordenador da Alianza Del Pastizal; Fernando Cardoso, chefe geral da Embrapa Pecuária Sul e Ignacio Tellechea, presidente da Associação de Criadores Herd Book Collares.
E no dia 10, a discussão foi sobre o Campo Digital, tendo como entrevistados: Alencar Rugeri, diretor técnico da Emater; Luis Felipe Barros, CEO do Instituto Desenvolve Pecuária; Fabiano Simões, conselheiro da Câmara de Agronomia do CREA-RS e Umberto Moraes, coordenador de formação profissional do Senar/RS.
Na tarde do domingo (12), último dia da Expointer, apresentamos mais um programa especial ao vivo, reunindo expositores e promotores em um balanço das atividades da feira.
À noite, a cobertura se encerrou na cerimônia do 30º Destaques Correio do Povo, que premiou pecuaristas de 12 categorias.
Com trabalho baseado no conhecimento da atividade e no respeito ao produtor rural, a Rádio Guaíba permanece repercutindo os bons resultados desta edição e já projeta a Expointer 2022.