O Shopping João Pessoa, um dos pontos de vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, registrou durante a manhã uma longa fila de espera que contornava o prédio, localizado na avenida João Pessoa, no bairro Santana. Nas primeiras horas do dia, antes da abertura às 9h, algumas pessoas já aguardavam na calçada.
No local, estão jovens sem comorbidades de 15 anos ou mais que buscam a primeira dose da Pfizer, idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos para a aplicação da dose de reforço, e a população adulta que procurava um dos 57 pontos de vacinação disponíveis para completar o esquema vacinal – já alcançado por 63,3% da população porto-alegrense.
O ponto de atendimento para imunização no largo Glênio Peres, ação chamada de Rolê da Vacina, também registrou fila de espera por volta das 10h. No espaço, em frente ao Mercado Público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma estrutura provisória para aplicação das doses até as 17h.
Shopping João Pessoa tem longa fila nesta manhã para vacinação da primeira e segunda dose, além do reforço para idosos acima de 70 anos
📼: Alina Souza pic.twitter.com/GrcmPJwM1j
— Correio do Povo (@correio_dopovo) September 16, 2021
Nesta quinta-feira, a rede de atendimento foi ampliada para 57 pontos, sendo 19 farmácias, dois drive-thrus e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido – após as 17h. Também haverá Rolê da Vacina no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h.
Segunda dose
O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 22 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em 19 farmácias parceiras, 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa, Bourbon Wallig e Barra Shopping Sul.
Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 19 de agosto (Coronavac) e 8 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Dose de reforço
Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 16 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. São considerados os seguintes critérios para a aplicação da dose de reforço em imunossuprimidos: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids, uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.