O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, nesta quinta-feira, provas de dois inquéritos sobre fake news que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O compartilhamento das informações havia sido solicitado pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão.
Na corte eleitoral, correm ações de investigação eleitoral em relação à chapa do presidente Jair Bolsonaro, vencedora das eleições de 2018. O TSE avalia que há relação entre os fatos e a circulação de notícias falsas, capazes de prejudicar a compreensão dos eleitores sobre a campanha do atual presidente e da chapa perdedora, liderada pelo ex-ministro Fernando Haddad.
De acordo com o Supremo, os inquéritos “investigam organização criminosa, de forte atuação digital, dotada de núcleo político, de produção, de publicação e de financiamento, cujas atividades teriam tido continuidade após as eleições de 2018 e se estendido durante a campanha de 2020 em diante”.
O TSE investiga se ocorreu abuso de poder – o que, se confirmado, pode resultar em cassação da chapa e inelegibilidade de Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão.