O Hospital de Clínicas de Porto Alegre comunicou a Vigilância Sanitária, nessa quarta-feira, ter identificado um novo surto de coronavírus em uma unidade do CTI Covid, que fica situada no Bloco B do complexo. Os resultados dos testes, relativos ao período entre os dias 9 e 15 de setembro, evidenciaram oito casos positivos entre os funcionários do hospital. Uma profissional da área está internada no CTI, sem necessidade de ventilação invasiva, e os demais tiveram sintomas leves, recebendo acompanhamento ambulatorial do Serviço de Medicina Ocupacional.
Já os surtos identificados em 30 de agosto, na creche e em uma unidade de internação, são considerados controlados, informou a assessoria do Clínicas. A instituição continua acompanhando os locais, mas não são registrados novos casos desde os dias 3 e 9 de setembro, respectivamente.
Conforme a Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da entidade, Caroline Deutschendorf, os profissionais infectados foram prontamente isolados assim que a direção identificou o novo surto. “Nós temos oito profissionais que foram diagnosticados com coronavírus, todos afastados desde que identificaram os sintomas. Desde que saíram os resultados dos testes, eles já cumprem o período de quarentena”, detalhou.
Em relação aos surtos anteriores, o Clínicas informou que, da unidade de internação, um paciente com múltiplas comorbidades faleceu na tarde do dia 15, o que ampliou para seis o número de mortes relacionadas à infecção em massa. Outro doente teve de ser removido para a CTI. No total, dos 19 casos identificados, seis envolvem funcionários (todos casos leves e em acompanhamento pelo Serviço de Medicina Ocupacional) e 13, pacientes (desses, seis faleceram; um está no CTI; dois seguem internados na Enfermaria Covid; um está na internação convencional, liberado de isolamento; um mudou de hospital, e dois receberam alta hospitalar). Na creche, onde se registrou o outro surto, as nove pessoas que testaram positivo apresentaram apenas sintomas leves e seguem sob monitoramento.
Caroline Deutschendorf também explicou todas as medidas vêm sendo tomadas para evitar que o novo surto se dissemine. “Estamos fazendo uma série de ações preventivas na área, estamos reforçando o pedido do uso dos EPI’s, estamos monitorando a questão dos sintomas em funcionários e pacientes, qualquer sintoma já estamos testando todos profissionais. Também estamos controlando os momentos de retirada dos equipamentos de proteção, como por exemplo nas salas de lanche, tentando diminuir o número de pessoas dentro destes espaços ao mesmo tempo. Também estamos orientando nossos profissionais para que, ao sentir qualquer sintoma, evitem ficar circulando por locais públicos”, detalhou.