Os bancos devem aderir ao feriado e retomar o expediente na terça-feira. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que os bancos não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso às unidades de atendimento. Contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem nenhum acréscimo. Outra opção é o acesso a canais eletrônicos de atendimento.
As lotéricas seguem o critério dos bancos e, segundo o Sindicato dos Agentes Lotéricos do Rio Grande do Sul (Sincoergs), estarão, em geral, fechadas no feriado de 20 de setembro, a não ser que sejam abertas unicamente pelo proprietário. O dissídio não permite que funcionários trabalhem em dias de feriado.
Já as lojas de Porto Alegre poderão abrir na segunda-feira. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas-Poa) orienta que os proprietários das empresas estejam atentos às regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, firmada entre com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA). O documento prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das lojas que desejarem contar com a mão de obra dos trabalhadores. O horário de abertura para o comércio de rua fica a critério de cada empresa. Já as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais devem seguir as normas desses estabelecimentos quanto à obrigatoriedade de horários e abertura.
O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) segue a mesma linha e autoriza que todos os supermercados com acordo firmado junto ao Sindatec-Poa possam funcionar no feriado.
Na Rodoviária de Porto Alegre, ainda não há previsão de ônibus extras. O gerente de operações do terminal, Jorge Rosa, disse que a perspectiva é de que não haja um movimento expressivo. “ Antes da pandemia, tínhamos 560 horários, o que caiu para 240 hoje”, explica. No feriado mais recente, de 7 de setembro, apenas 18 horários extras foram acrescentados aos 240 já vigentes.
A assessoria da Fraport Brasil – Porto Alegre também informou que o feriado não motivou um aumento do número de voos no Aeroporto Salgado Filho.