A cidade do Rio de Janeiro começa a exigir, nesta quarta-feira (15), o comprovante de vacinação contra a covid-19 para permitir o acesso a determinados locais fechados.
O chamado passaporte da vacina será requerido na entrada de academias de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências e afins.
Além disso, a comprovação será exigida para pessoas que desejam se submeter a cirurgias eletivas nas redes pública a privada e para quem quer se inscrever no programa Cartão Família Carioca ou manter o benefício.
A certificação pode ser realizada através do comprovante de vacinação emitido no ato da imunização ou do aplicativo ConecteSUS, no qual é possível gerar um documento digital. A quantidade de doses registradas exigida deverá estar de acordo com o calendário vacinal da cidade do Rio de Janeiro no momento.
A princípio, a comprovação seria exigida a partir de 1º de setembro, mas instabilidades no ConecteSUS fizeram o requerimento ser adiado.
A medida foi anunciada no dia 27 de agosto, durante a divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio e, de acordo com o prefeito Eduardo Paes, tem o objetivo de incentivar a vacinação e proteger as pessoas que já se imunizaram. Na ocasião, Paes disse também que a intenção é “criar um ambiente difícil para quem não quer se vacinar”.