Porto Alegre começa a vacinar adolescentes acima de 15 anos nesta quinta-feira

Também podem procurar a terceira dose pessoas imunossuprimidas com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre começa nesta quinta-feira, a aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 15 e 16 anos, além da dose de reforço em imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Também continua a vacinação da terceira dose para idosos com 70 anos ou mais e a vacinação de adolescentes acima de 12 anos com comorbidades.

A rede de atendimento vai ser ampliada para 57 pontos, sendo 19 farmácias, dois drive-thrus e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido (após as 17h). Também a partir desta quinta, o Rolê da Vacina imuniza no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na cidade. No caso dos adolescentes com comorbidades, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, por exemplo). O comprovante de residência pode ser no nome dos pais ou responsáveis.

Segunda dose

O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas, desde esta quarta. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 22 de julho. A segunda dose da Pfizer é aplicada em 19 farmácias parceiras, 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa, Bourbon Wallig e Barra Shopping Sul.

Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, fica mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 17 de agosto (Coronavac) e 6 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Terceira dose

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 16 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Nesse último grupo, são considerados os seguintes critérios para a aplicação da dose de reforço:

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Confira os locais de vacinação no site da prefeitura