A Polícia Civil do Vale do Rio Pardo investiga um esquema de apresentação de laudos falsificados para pedido de indenização pela queima de eletrodomésticos e de aparelhos eletrônicos em razão de cortes de luz. Na manhã desta quarta-feira, a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou a operação Falsários, em Santa Cruz do Sul.
A ofensiva apura os crimes de estelionato e associação criminosa. Seis integrantes de uma mesma família são suspeitos de montarem empresas de assistência técnica. Eles fingiam consertos de aparelhos de supostos clientes afetados pela falta de energia elétrica, gerando pedidos de indenização. O golpe deu prejuízo estimado de ao menos R$ 1 milhão à RGE, que abastece a região.
Os agentes cumpriram dez mandados de busca e apreensão em Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão. Documentos foram recolhidos para análise. A ação teve apoio da 16ª Delegacia de Polícia Regional de Santa Cruz e da empresa lesada.