Covid-19: Porto Alegre intensifica ações para reduzir abstenção da primeira dose

Do total dos 57 mil que não se vacinaram, 38 mil fazem parte do Cadastro Único, inscritos em algum programa social

Foto: Camila Diesel/Rádio Guaíba

A maior parte da população vacinável que ainda não se imunizou em Porto Alegre é formada por pessoas em vulnerabilidade social. Do total de 57.638 pessoas que ainda não tomaram a primeira dose contra a Covid-19, 38.328 fazem parte do Cadastro Único, inscritas em algum programa social. O levantamento teve detalhes anunciados, na tarde desta quarta-feira, no Paço Municipal.

Segundo o prefeito em exercício Ricardo Gomes, os faltosos correspondem a 25% dos cadastrados no CadÚnico aptos a se vacinarem, que são 152.763 mil pessoas. Fora do Cadastro Único, só 2% dos porto-alegrenses não se vacinaram.

Os dez bairros com menores índices de imunização em Porto Alegre são Restinga (9%), Lomba do Pinheiro (6,2%), Santana (5,2%), Sarandi (5%), Santa Tereza (4,6%), Santa Rosa de Lima (4,1%), Mário Quintana (3,4%), Bom Jesus (3,3%), Partenon (2,8%) e Morro Santana (2,8%). Nesses locais, devem ser intensificadas as medidas de reforço para completar o quadro de vacinação.

Entre as ações do pacote de medidas, chamado de Rolê da Vacina 2.0, está a ampliação dos pontos disponíveis para aplicação. A partir de agora serão 57 locais de vacinação, com mais 25 unidades, 19 farmácias e dois drive thrus, iniciando nesta quinta-feira. Também deve ser ampliado o 3º turno de vacinação: de quatro para 30 unidades, tendo pelo menos uma unidade em cada bairro prioritário.

A prefeitura também anunciou uma parceria com os aplicativos de transporte. Duas empresas vão disponibilizar R$ 300 mil em vouchers de viagem, que serão distribuídos pelas entidades de assistência social, a partir da próxima semana. Além disso, no dia 2 de outubro, Dia Nacional da Multivacinação, linhas circulares de ônibus gratuito vão circular pelos bairros prioritários para levar os moradores aos pontos de vacinação.

Vacinação junto ao Mercado Público

Nesta quinta-feira começa a funcionar uma unidade de vacinação junto ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres, com funcionamento das 9h às 17h, até sexta. A partir de semana que vem o atendimento passa a ser das 13h às 19h.

Também foram anunciadas outras ações, como a utilização de unidades móveis nos bairros, redução no intervalo da Pfizer de 10 para 8 semanas (em vigor desde essa terça-feira), oferta da terceira dose para 70 anos ou mais (desde a manhã desta quarta) e a retomada dos drive thrus no Barra Shopping Sul e no Bourbon Wallig, das 9h às 17h.

Outra novidade divulgada é a vacinação de adolescentes em faixas etárias menores – 15 e 16 anos -, a partir desta quinta-feira. A previsão é de que, na sexta, seja possível ampliar para a faixa etária a partir de 12.

Porto Alegre registra 95% da população vacinável com a imunização completa ou parcial. Até as 15h de hoje, o número total de doses aplicadas era de 1.737.141. Já receberam a primeira dose ou dose única 1.072.521 pessoas.