Em reunião do gabinete de gerenciamento de crise do Grupo Hospitalar Conceição, na manhã desta terça-feira (14), a direção da casa de saúde declarou encerrado o surto de coronavírus que atingiu o Hospital Conceição, em Porto Alegre. A contaminação em massa teve início no dia 4 de agosto e atingiu 171 pessoas, sendo 97 pacientes e 74 funcionários. Foram 13 áreas afetadas e 33 pacientes morreram em decorrência da doença. Três pacientes, que fazem parte do surto, ainda seguem hospitalizados em UTI e outros 11 na Enfermaria.
Das 14 amostras enviadas à Fiocruz, retornaram cinco com a presença da variante Delta e as demais aguardam confirmação. A instituição realizou 1.651 testes entre os funcionários.
A partir da identificação do surto, o GHC adotou medidas de restrição no atendimento da emergência hospitalar, suspensão de cirurgias eletivas, suspensão das visitas, entre outros procedimentos. Com o surto encerrado, o Conceição irá retomar os procedimentos eletivos e serão discutidas outras flexibilizações com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.