A Fiocruz anunciou nesta terça a liberação de 1,7 milhão de doses da vacina Oxford-AstraZeneca. Segundo a Fundação, já foram disponibilizadas “93,6 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações” do Ministério da Saúde.
A #Fiocruz faz hoje (14/9) a entrega de 1,7 milhão de #VacinaCovid19Fiocruz. A Fundação já disponibilizou 93,6 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações do @minsaude. pic.twitter.com/xkTLU6twmf
— Fiocruz (@fiocruz) September 14, 2021
A Fiocruz prevê mais entregas ao longo desta semana e estima cerca de 15 milhões de doses para setembro. Apesar de alguns estados já apontarem a falta do imunizante para segunda dose, a Fundação afirmou que não há indícios de escassez e que há novas remessas esperadas de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo).
As entregas semanais até o fim do mês estão garantidas. São esperadas novas remessas do IFA. A instituição realiza a liberação das vacinas ao Ministério da Saúde, que as distribui para os estados e estes aos municípios, cabendo aos gestores a decisão sobre o uso das doses.
— Fiocruz (@fiocruz) September 14, 2021
Desde a semana passada, alguns Estados vêm sofrendo com o atraso na entrega de vacinas necessárias para a segunda dose. Nesta segunda, alguns lugares como Rio e São Paulo passaram a aplicar a Pfizer em quem precisa completar o esquema vacinal, atrasado.