Operação flagra dois mil nas ruas da Cidade Baixa e Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Um estabelecimento, reincidente, foi autuado por violar regras sanitárias

Problemas foram registrados em pontos conhecidos pela vida noturna na Capital. Foto: Guarda Municipal/Divulgação

Dois dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre voltaram a causar dor de cabeça às forças de segurança na madrugada deste sábado (11). A operação integrada, que reúne agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Vigilância em Saúde, teve de coibir, mais uma vez, aglomerações nas ruas da Cidade Baixa e do Moinhos de Vento.

Segundo as guarnições, cerca de duas mil pessoas foram flagradas enquanto descumpriam os protocolos sanitários, decorrentes da Covid-19, nestas localidades. Grande parte delas estava entre as ruas Padre Chagas, Luciana de Abreu e 24 de Outubro, no Moinhos; outra entre as ruas da República, José do Patrocínio e General Lima e Silva, na Cidade Baixa. Por fim, também houve concentração na rua Fernando Machado, no Centro Histórico.

Centenas de jovens, sem máscaras, estavam aglomerados no bairro Moinhos de Vento. Vídeo: Guarda Municipal/Divulgação

Ao menos um estabelecimento foi autuado pelas autoridades. O comércio, reincidente em infrações ao decreto municipal de combate ao coronavírus, voltou a desrespeitar o número máximo de pessoas no prédio e a determinação de que os frequentadores usem máscaras quando não estiverem nas mesas. O bar em questão fica na rua Barão do Gravataí, no bairro Menino Deus.

Denúncias

A maior parte dos locais visitados pelas equipes é selecionada através de denúncias. A orientação é de que as infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em Porto Alegre – dentro, ou fora de estabelecimentos comerciais – sejam reportadas nos números 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.