Jair Bolsonaro chega à Expointer diante de forte aparato de segurança

Agenda presencial inclui almoço na Farsul e visita a pavilhões

Público recebe Bolsonaro na Expointer | Foto: Eduardo Andrejew / Especial / CP

O presidente Jair Bolsonaro chegou à Expointer às 11h deste sábado, acompanhado pelo deputado federal Bibo Nunes e por demais integrantes de sua comitiva. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, representando Eduardo Leite, acompanha o chefe do Executivo nacional no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Durante o passeio pela Expointer, Bolsonaro foi ovacionado pelos simpatizantes. Houve muitos gritos de apoio. O presidente está com um lenço com as cores do RS em torno do pescoço. O presidente tira fotos e interage com muitos simpatizantes. Na frente do Banco do Brasil, o chefe de Estado ouviu gritos de “mito”.

O presidente Jair Bolsonaro chegou à Expointer às 11h deste sábado, acompanhado pelo deputado federal Bibo Nunes e por demais integrantes de sua comitiva. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, representando Eduardo Leite, acompanha o chefe do Executivo nacional no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante o passeio pela Expointer, Bolsonaro foi ovacionado pelos simpatizantes. Houve muitos gritos de apoio. O presidente está com um lenço com as cores do RS em torno do pescoço.

Assim que ingressou no Parque, o presidente foi em caminhada em direção a apoiadores perto do Banco do Brasil. O presidente tira fotos e interage com muitos simpatizantes. O chefe de Estado ouviu gritos de “mito”. Em seguida, Bolsonaro foi para área onde fica o gado leiteiro.

O estande do Senar, quase defronte onde será realizado o almoço com Bolsonaro, tem bastante público se apertando à espera do presidente. Na refeição oferecida pela Farsul, o presidente vai comer feijão mexido, batata frita e carne.  A Casa da Farsul estava sendo preparada desde os últimos dias para a visita deste sábado.

Bolsonaro se aproximou da área em que está a imprensa às 11h45min, cercado por dezenas de políticos e apoiadores. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o filho do presidente, o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro também estavam junto.

“Bolsonaro cadê você! Eu vim aqui só pra te ver”, gritavam ao fundo do Pavilhão Internacional. A ministra Maria Tereza e a secretária Silvana Covatti também esperavam sua chegada, assim como o deputado federal Bibo Nunes. Ranolfo Vieira recebeu o presidente, mas não caminhou por estar com problema no joelho. Por volta do meio-dia, o presente entrou no Pavilhão Internacional e passou pela imprensa sem dar declarações. Ele tirou fotos e falou com os apoiadores que esperavam no local.

Bolsonaro esteve na Expointer pela última vez em 2018, quando era candidato à Presidência da República pelo PSL e foi recebido sob aplausos por lideranças do agronegócio. Como presidente, esta é sua primeira participação na feira, já que, em 2019, acabou não comparecendo e, no ano passado, o evento não contou com público por conta da pandemia de Covid-19.

A previsão é de que o presidente almoce na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) com os diretores da entidade e convidados. Por proposição do deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL), Bolsonaro receberá, durante o evento, a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa. A honraria máxima do Legislativo gaúcho também já foi entregue a seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em 2019.

A agenda presidencial ainda não foi divulgada por completo, mas estão previstas passagens pelo Pavilhão Internacional e pelo Pavilhão da Agricultura Familiar. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhará o presidente.