Governo quer atrair fábricas de semicondutores

O governo brasileiro estuda adotar medidas que possam atrair fabricantes de semicondutores para se instalarem no país, conforme anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França. O segmento foi afetado pela pandemia de Covid-19, os principais produtores de chips e componentes eletrônicos tem sede em países asiáticos e não conseguem atender à demanda mundial de indústrias de diversos setores nos Estados Unidos e na Europa.

Conforme o ministro, junto com a equipe econômica tem sido discutida a possibilidade de criação de zonas de processamento de exportações (distritos industriais com vantagens como isenção de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados e garantia jurídica para atração de investimentos). O Brasil ficaria com parte da produção para o mercado doméstico.

As montadoras de veículos não conseguem atender totalmente a demanda pela falta de semicondutores usados como insumos para a fabricação de chips para funções diversas, incluindo ligar o carro e acionar sistemas de segurança. Além da escassez, os preços elevados dos produtos pressionam os custos das empresas.