O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), rebateu nas redes sociais o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), após nota em que o chefe do Executivo recuou e defendeu pacificação entre os Poderes. “Ontem muitas pessoas me perguntavam o que falar para a base. Minhas sugestões: 1 – se não sabe o que falar, fique quieto; 2 – a reação de seus oponentes mais vaidosos pode sinalizar se sua conduta foi boa ou ruim; 3 – o sonho de quem te chama de gado era ter você de base (é inveja)”, disse Eduardo.
Ontem muitas pessoas me perguntavam o que falar para a base. Minhas sugestões:
1: se não sabe o que falar fique quieto
2: a reação de seus oponentes mais vaidosos podem sinalizar se sua conduta foi boa ou ruim
3: o sonho de quem te chama de gado era ter vc de base (é inveja) pic.twitter.com/fsJnzcDtyl
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 10, 2021
A publicação do parlamentar foi uma resposta ao tucano, que escreveu anteriormente que o “leão virou um rato” e avaliou como “grande dia”. A postagem do governador paulista ocorreu após Bolsonaro afirmar que não teve a intenção de agredir “quaisquer dos Poderes”, em nota pública divulgada na última quinta-feira (9). No entanto, o chefe do Executivo voltou a fazer críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Bolsonaro disse que suas palavras, “por vezes contundentes, decorrem do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”. Afirmou ainda que “sempre” esteve disposto a manter diálogo com os demais Poderes. Diante do cenário, o ex-presidente Michel Temer (MDB) ressurgiu e atuou como conciliador na crise. Inclusive, chegou para uma reunião com o Bolsonaro com um rascunho da nota que mais tarde viria a público.