Para discursar na ONU, Bolsonaro viajará no dia 19 para Nova York

Presidente brasileiro, tradicionalmente, é o primeiro chefe de Estado a falar; discurso será no dia 21

| Foto: Reprodução / RecordTV / CP

O presidente Jair Bolsonaro deve embarcar no domingo que vem, 19 de setembro, para Nova York, nos Estados Unidos, onde discursará na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro chefe de Estado a falar. Em seguida, é a vez do presidente dos Estados Unidos. Será o primeiro pronunciamento de Joe Biden, mandatário daquele país.

A Assembleia Geral das Nações Unidas está marcada para começar no dia 21, ocasião em que Bolsonaro discursará, e será encerrada no dia 27. No entanto, é normal que o chefe de Estado brasileiro viaje alguns dias antes e volte alguns dias depois. No caso, Bolsonaro não deve ficar mais tempo nos Estados Unidos. A previsão é de que ele embarque de volta ao Brasil no mesmo dia do discurso: 21.

A realização da viagem do presidente foi confirmada oficialmente pelo Itamaraty, sede das Relações Exteriores do Brasil, num comunicado enviado à imprensa na última sexta-feira. Já as datas de ida e volta de Bolsonaro foram confirmadas pelo R7 junto a uma fonte do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. Ainda não houve comunicado oficial a respeito.

Em sua primeira aparição na ONU, em 2019, Bolsonaro fez um discurso com críticas à esquerda e referências religiosas. Ainda responsabilizou interesses econômicos estrangeiros pelo desmatamento da Amazônia. Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento foi todo virtual. E, desta vez, a ONU adotou um modelo híbrido, em que permitirá que chefes de Estado enviem vídeos gravados ou compareçam presencialmente.