Rios Caí e Uruguai ultrapassam cotas de alerta e continuam subindo

Serviço Geológico do Brasil divulgou boletim extraordinário de monitoramento

A bacia do rio Uruguai deve ultrapassar a cota de inundação na cidade de Alegrete nesta quarta-feira. Em São Sebastião do Caí, os níveis do rio Caí também estão em elevação. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que monitora as bacias hidrográficas e divulgou boletins extraordinários na manhã de hoje.

No bairro Rui Ramos, em Alegrete, o nível do rio Ibirapuitã deve atingir 10,11 metros por volta das 10h. A cota de inundação é atingida em 9,7 metros, e o rio já ultrapassou os 8,5 metros que indicam cota de alerta.

O nível do rio Ibirapuitã apresentou subida de quase 7 metros nas últimas 24 horas. As demais estações de monitoramento da bacia estão em elevação, mas ainda abaixo do limite de atenção.

A bacia do rio Caí está na cota de alerta nas cidades de Passo Montenegro e São Sebastião do Caí. Por volta das 17h desta quarta-feira, o nível provavelmente atingirá 5,37 metros em Passo Montenegro, onde a cota de inundação ocorre em 6 metros, e 8,58 metros em São Sebastião do Caí, que inunda quando o rio atinge 10 metros. Em ambos os municípios, a chuva acumulada nas últimas 24h ultrapassou os 50 milímetros.

Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil de demais parceiros.