O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) cresceu 0,2% em julho, na comparação com junho, alcançando 4,8% acima de fevereiro de 2020, patamar anterior à pandemia. Os dados forma divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), para quem, os indicadores mostram um quadro positivo para o setor industrial gaúcho no início do segundo semestre influenciado pela reabertura gradual da economia, a queda no número de casos de Covid e o avanço da vacinação.
Conforme o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, o crescimento das exportações industriais também sustenta esse cenário, assim como o agronegócio, que impulsiona o complexo metalmecânico. Ao mesmo tempo, o principal fator adverso continua sendo as restrições e, principalmente, os altos custos dos insumos e matérias-primas.
Os componentes do IDI-RS apresentaram resultados distintos em julho. Caíram as horas trabalhadas na produção, 0,6%; a massa salarial real, 0,9%; e as compras industriais, 3,1%. Além disso, a utilização da capacidade instalada-UCI subiu 1,9 ponto percentual, atingindo 84,3%, o maior nível desde outubro de 2008; e o emprego, 0,6%, a 14ª elevação consecutiva. O faturamento real permaneceu estável, com -0,1%.