Mesmo com chuva, centenas de manifestantes do 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas se concentraram, nesta terça-feira, no Viaduto Imperatriz Leopoldina, conhecido como “Viaduto do Brooklyn”, na avenida João Pessoa. A mobilização, que acontece anualmente no dia 7 setembro, data da Independência do Brasil, foi organizada pela CUT, centrais sindicais, Frentes Brasil Popular, Povo sem Medo e Povo na Rua, movimentos populares e pastorais sociais da CNBB.
Em caminhada com cartazes e bandeiras, os manifestantes percorreram as ruas da Cidade Baixa. Partiram da avenida Loureiro da Silva, passaram pelas ruas José do Patrocínio, da República e João Alfredo, até chegarem ao Largo Zumbi dos Palmares para dispersão. Os participantes entoaram gritos como “Fora, Bolsonaro genocida!” e “Recua, fascista! Recua! É o poder popular que está na rua!”.
O lema da mobilização, que aconteceu também em outras capitais do país, foi “Vida em primeiro lugar” e o tema, “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já”. Na concentração, foram espalhadas cruzes para lembrar as quase 600 mil vidas perdidas na pandemia do cornavírus.