Empresa gaúcha produz ração para suínos em fazenda do Paraná

Uma propriedade sustentável, onde nada se perde, mas se transforma. Esse é o perfil da Fazenda Petrechen, localizada no município de Pitanga, no Paraná, onde está instalada a primeira filial da empresa gaúcha Grupo Recicla, inaugurada no primeiro semestre de 2021 e resultados de R$ 2 milhões em investimentos. Lá, são produzidas 400 toneladas mensais de alimentos para o plantel de suínos de 5.000 cabeças.

Conforme Jonas Bernardes, Diretor do Grupo Recicla, a unidade paranaense reforça o conceito de simbiose ambiental a fim de viabilizar a alimentação animal e gerar um processo ainda mais otimizado e sustentável. Funciona assim: os resíduos alimentares são recebidos pelo Grupo Recicla e passam por um processo de descaracterização para depois serem classificados conforme sua nutrição e encaminhados para mixagem e desenvolvimento da alimentação animal.

Além do processo de produção de alimentos, a Fazenda Petrechen também se beneficia com o reaproveitamento dos dejetos do plantel de suínos. Produzindo 400 toneladas de excrementos dos porcos, a propriedade se utiliza de um biodigestor para gerar o gás metano e, consequentemente, 90 quilowatts hora de energia, capaz de atender a 100% do consumo energético da fazenda. O que não é aproveitado na geração de energia vira adubo para as terras que produzem 1000 hectares de soja, trigo, milho e feijão.