A operação integrada que percorre as ruas de Porto Alegre na fiscalização dos protocolos sanitários, decorrentes da pandemia, flagrou cerca de 1800 pessoas aglomeradas entre a noite dessa sexta-feira e a madrugada deste sábado (4). O público estava dividido em diversos grupos, concentrados especialmente nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento.
Segundo a Guarda Municipal, a dispersão foi pacífica na maioria dos pontos. A exceção foi em um trecho da rua 24 de Outubro, onde centenas de jovens estavam reunidos nas proximidades de uma caixa de som. O dono do equipamento se recusou a desligar a música e, por isso, foi detido por perturbação do sossego.
Ainda no Moinhos de Vento, foram registradas aglomerações nas ruas Luciana de Abreu e Padre Chagas. Já na Cidade Baixa, o problema se repetiu na esquina da República com a General Lima e Silva, José do Patrocínio e João Alfredo. Por fim, no Centro Histórico, houve necessidade de intervir em uma reunião que acontecia na Fernando Machado.
Ainda conforme as forças de segurança, uma mulher foi autuada por se negar a usar máscara e dois estabelecimentos foram multados por descumprimento dos protocolos. Uma barreira de trânsito constatou que três motoristas estavam dirigindo sob a influência do álcool e outros nove se recusaram a fazer o teste. Quatro veículos foram recolhidos.
Denúncias
Os locais visitados pelas equipes, que também contam com agentes da Brigada Militar, EPTC e da Diretoria-Geral de Fiscalização, são selecionados por meio de denúncias. A orientação é de que as infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em Porto Alegre sejam reportadas nos números 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.