Rolê da Vacina no Centro de Porto Alegre permite “fuga rápida” do emprego para imunização

Iniciativa foi elogiada por parte da população que foi até o Largo Glênio Peres para receber doses contra a Covid-19

Foto: Guilherme Almeida/ CP

O Rolê da Vacina voltou a atender o público que busca a vacina contra a Covid-19 na manhã desta sexta-feira. Mais uma vez, a imunização foi destinada ao público adulto e aos adolescentes com comorbidades, de 12 a 17 anos. A iniciativa, que conta com um posto no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, até permitiu uma fugidinha em meio ao horário de serviço para quem não quis perder a chance de se vacinar.

A comerciária Alexia de Oliveira, 21 anos, informou que não tinha conseguido ir até um posto de saúde realizar a primeira dose da vacina. “Essa unidade móvel aqui no Centro de Porto Alegre facilitou bastante. Consegui a liberação no meu emprego para realizar a vacinação”, ressaltou a jovem que foi imunizada com a Coronavac. Já o estudante Pedro Martins Machado, 19 anos, disse que estava feliz por feito a vacina contra o coronavírus. “Vou seguir me cuidando com o uso de más cara e álcool em gel”, explicou Machado que recebeu a primeira dose da Coronavac – a segunda aplicação será feita no dia 1º de outubro. A estudante de Biologia Fernanda, 32 anos, realizou a segunda dose da Coronavac convocou todas as pessoas a se imunizarem contra o coronavírus. “Não podemos perder essa oportunidade. Todo mundo tem é que se vacinar”, destacou.

Por volta das 9h, mais de 30 pessoas estavam na fila e não houve aglomeração. As equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizaram a aplicação da primeira dose da Coronavac e da segunda dose da Coronavac e da AstraZeneca para vacinados há 28 dias e dez semanas, respectivamente.

O Rolê da Vacina ainda será realizado à noite em quatro unidades de saúde, das 18h às 21h – São Carlos, na avenida Bento Gonçalves, 6670, no bairro Partenon; Centro de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas, 55, no bairro Santana, e unidades de saúde Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, 110, no bairro Tristeza, e Ramos, na rua K na vila Nova Santa Rosa, no bairro Rubem Berta – sem a necessidade de agendamento prévio.

Além das atividades do Rolê da Vacina, a aplicação de doses continua ocorrendo normalmente nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos mesmos locais, foi mantida a aplicação da segunda dose da Pfizer. Nesta sexta-feira, não foi realizado o sistema de drive-thru.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes com comorbidades, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc). O comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde e 14 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer estará disponível em 12 unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.