Com mais três mortes confirmadas, sobe para 30 total de óbitos devido a surto de Covid-19 no Conceição

Instituição confirmou três novos óbitos decorrentes da contaminação

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, confirmou nesta sexta-feira (3) mais três mortes em razão do surto de Covid-19 na instituição. Segundo a casa de saúde, as vítimas eram pacientes, mulheres, e portadoras de comorbidades que agravaram a doença. Todas estavam vacinadas com duas doses. Com esses, sobe para 30 o número de óbitos entre pacientes. A instituição aguarda os resultados dos exames enviados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ligar os casos à variante Delta.

A primeira vítima tinha 86 anos e morava em Charqueadas. Segundo o Conceição, ela havia sido internada em 28 de julho com um AVC isquêmico. A paciente também foi diagnosticada com problemas no pâncreas e no fígado antes de contrair a Covid-19, em 9 de agosto. O óbito foi confirmado no último dia 31.

Já a segunda morte foi a de uma mulher de 67 anos, residente de Morrinhos do Sul, que tinha problemas no coração e uma úlcera de difícil cicatrização nas pernas. A mulher, que era portadora de doenças renais, testou positivo em 2 de agosto e morreu em 1º de setembro. Os médicos suspeitam que ela também tenha sofrido de trombose.

Por fim, a última vítima tinha 74 anos e morava em Porto Alegre. Ela foi internada com um tumor, de estágio avançado, em 23 de julho e chegou a receber alta no dia 3 de agosto. Seis dias depois, ela voltou ao Conceição apresentando sintomas de Covid-19, tendo morte confirmada pelos profissionais de saúde em 2 de setembro.

Internados

Conforme a última atualização, um total de 171 pessoas foram afetadas pelo surto – 97 são pacientes e 74 são profissionais do Hospital. O Conceição ainda possui duas áreas com surto ativo e sete pacientes seguem internados em UTIs.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) informa que sete pacientes contaminados com a Covid-19 no surto seguem internados em leitos de tratamento intensivo. Há, ainda, 18 pessoas sob monitoramento na enfermaria. Dentre os funcionários, dos 74 infectados, apenas 5 ainda estão em isolamento domiciliar. Os outros já se recuperaram.