Rodoviários da Carris entram em greve nesta sexta-feira

Adesão prevista pela comissão é de cerca de 80%

Foto: Ricardo Giusti/CP

Os rodoviários da Carris irão paralisar as atividades nesta sexta-feira. A decisão foi tomada em duas assembleias nesta quinta. No entanto, conforme o representante da comissão de funcionários da empresa, Marcelo Weber, nem todos trabalhadores deverão aderir à greve. “Muitos estão procurando a comissão e se recusando a parar”, disse. A previsão é de que cerca de 20% se recuse a cruzar os braços.

A mobilização se dará em razão da extinção de cobradores nos ônibus de Porto Alegre ter sido aprovada na Câmara de Vereadores. Os rodoviários da Carris também estão mobilizados contra a privatização da empresa, que deve ser votada ainda em setembro.

Durante esta quinta, uma mobilização aconteceu em frente ao portão principal da companhia, no bairro Partenon, na zona Leste da cidade. Cerca de 65% da frota circulou na Capital durante o dia, quantitativo acordado em reunião mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (TRT-RS) na última terça-feira. A restrição de ônibus provocou atrasos aos passageiros em algumas linhas.

A mobilização conta com apoio de políticos da oposição e representantes de movimentos sociais e sindicais. Porém, dessa vez, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte (Stetpoa) não participa. Os ônibus da Carris estão circulando com uma fita preta no para-brisa. Motoristas e cobradores usam máscaras com a palavra “luto” estampada em sinal de protesto.