‘Fizemos história’, declara chefe do Talibã após saída de tropas do Afeganistão

Últimos soldados e funcionários diplomáticos dos EUA deixaram o país um dia antes do fim do prazo acordado com o grupo extremista

Foto: Reprodução/Twitter

“Fizemos história”, comemorou o líder do Talibã, Anas Haqqani, no perfil que mantém no Twitter nesta terça-feira, após o anúncio dos Estados Unidos da retirada dos últimos soldados do país, após 20 anos de guerra.

Os últimos aviões militares dos EUA deixaram o Afeganistão com tropas e funcionários diplomáticos nesta segunda-feira, a um dia de acabar o prazo acordado com o Talibã.

“A ocupação de vinte anos do Afeganistão pelos Estados Unidos e pela Otan terminou esta noite”, completou.

Haqqani disse que, depois de 20 anos de jihad, sacrifícios e dificuldades, está “muito feliz por ter a satisfação de ver esses momentos históricos”. “Vamos agradecer a Allah” por isso, acrescentou.

“Todas as tropas americanas deixaram o Afeganistão, estamos muito felizes. Dá para ouvir os tiros comemorativos”, parabenizou outro porta-voz do Taleban, Bilal Karimi, que falou à Agência France Presse (AFP) por telefone.

O som de armas leves e tiros de metralhadoras pesadas foi ouvido à noite, 45 minutos após o primeiro anúncio americano.

Em outro tweet, Haqqani pediu aos combatentes para não dispararem mais tiros para o alto a fim de preservar as pessoas de ferimentos com o retorno da munição.