EUA fazem ataque contra Estado Islâmico-K no Afeganistão

Ofensiva que matou um membro do grupo em Nangahar é uma retaliação ao ataque em Cabul que matou 13 soldados americanos, nessa quinta

Joe Biden. Foto: Reprodução/Twitter

Os Estados Unidos informaram, na noite desta sexta, que um ataque com drones vitimou um membro do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K) em Nangahar, a leste de Cabul. A ofensiva é uma retaliação ao atentado ao aeroporto local, nessa quinta-feira, que vitimou 13 soldados americanos e mais 161 pessoas. O EI-K reivindicou o ataque.

Na ofensiva, os americanos dizem ter matado uma pessoa supostamente envolvida no planejamento dos ataques em Cabul. O porta-voz da Marinha, capitão William Urban, relatou não ter informações a respeito de nenhuma vítima civil.

Nessa quinta, o presidente Joe Biden falou à imprensa sobre a situação crítica no Afeganistão e prometeu caçar os responsáveis pelo atentado. “Vamos caçá-los e fazê-lo pagar. Defenderei nossos interesses com tudo o que estiver ao meu alcance”, disse o mandatário norte-americano.

A explosão no aeroporto de Cabul acontece o momento em que os Estados Unidos fazem a retirada das tropas do Afeganistão após uma ocupação que durou 20 anos.