Prefeitura cobra resposta do Estado sobre plano de retomada de grandes eventos em Porto Alegre

Plano de Liberação de Eventos sugere que seja permitido o ingresso apenas de pessoas negativadas para Covid-19

Foto: Alina Souza/CP

A prefeitura de Porto Alegre enviou um ofício ao governo do Estado, nesta quinta-feira, cobrando uma resposta sobre o plano de reabertura gradativa de grandes eventos, apresentado pelos municípios da Região Covid 10, cerca de 40 dias atrás. Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha subscreveram o pedido.

O Plano de Liberação de Eventos sugere que seja permitido o ingresso apenas de pessoas testadas e negativadas para Covid-19. A prefeitura sustenta que a retomada gradual representa “respeito às milhares de famílias que dependem desta atividade econômica e ficaram mais de um ano impedidas de trabalhar”.

“Reafirmamos nossa convicção que a proposta apresentada é segura e está baseada no cenário epidemiológico que mostra estabilidade de ocupação de leitos e mais de 88% da população vacinável com primeira dose”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Ele também salienta que o Estado vai realizar a Expointer “com 25 mil visitantes por dia, mas não se posiciona quanto ao cronograma proposto pela região, com protocolos ainda mais rigorosos”.

Segundo o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, a retomada dos eventos, com protocolos sanitários definidos, também é uma forma de evitar as festas clandestinas na cidade. “Reforçamos nosso pedido para que o plano seja analisado. A Região 10 está acima da média do Estado em relação às pessoas imunizadas em primeira dose e com esquema vacinal completo”, disse.

Procurado pela reportagem, o governo estadual informou que o Gabinete de Crise ainda estuda a possibilidade de permitir novas fases de abertura do setor de eventos, após a flexibilização anterior, anunciada em 14 de agosto.