Diretor da CIA teve reunião secreta com líder do Talibã, diz jornal

Encontro teria sido para tratar da retirada de milhares de pessoas do Afeganistão

Foto: XVIII Airborne Corps/Divulgação

O diretor da CIA, agência de inteligência norte-americana, William Burns teve uma reunião secreta com um dos líderes do Talibã Abdul Ghani Baradar, em Cabul, na segunda-feira (23). As informações foram publicadas pelo jornal The Washington Post nesta terça (24). Esse foi o encontro de mais alto nível entre os Estados Unidos e o regime fundamentalista desde a tomada de Cabul e o retorno dos talibãs ao poder no dia 15 de agosto.

Burns foi subsecretário de Estado do ex-presidente Barack Obama e é considerado o diplomata mais experiente do governo de Joe Biden. Já o mulá Abdul Ghani Baradar é agora o homem-forte do novo regime após liderar o escritório político dos talibãs no Qatar.

O Washington Post não revelou o teor das conversas, mas a reunião teria acontecido para abordar a ampliação do prazo para a retirada de milhares de pessoas do território afegão. O governo Biden tem até o dia 31 de agosto para concluir esse processo.

Os norte-americanos intensificaram nesta terça-feira (24) seus esforços junto com outros países, após as advertências feitas pelos talibãs de que não vão tolerar estas operações daqui a uma semana. Segundo um porta-voz do grupo, o não cumprimento do prazo seria interpretada como uma tentativa de manter a ocupação no Afeganistão.

Ao ser procurado pela AFP, um porta-voz da CIA não confirmou a reunião e disse que a agência “nunca fala sobre os deslocamentos do diretor”.