Em fuga, afegãos são recebidos em vários países do mundo

As mulheres são as principais vítimas do regime taibã, que limita a participação feminina na sociedade

Foto: XVIII Airborne Corps/US Army/Reprodução

A volta do Talibã ao poder no Afeganistão segue motivando uma evacuação em massa de cidadãos de outros países e, também, a fuga de nativos que temem ser perseguidos pelo grupo. A Indonésia é um dos países que mais recebem refugiados. Neste sábado (21), um avião chegou ao país com  mulheres, principais vítimas da leis impostas pelo regime.

Um outro avião chegou à Espanha com Nilofar Bayat, a capitã do time afegão de basquete em cadeira de rodas. Ela deveria disputar as Paralimpíadas de Tóquio. A Alemanha também se ofereceu para receber os refugiados assim que o Talibã assumiu o poder; na opinião do presidente dos EUA, a operação é “uma das mais difíceis da história”

Multidão ouve tiros perto do aeroporto de Cabul

Hoje, tiros foram ouvidos perto do aeroporto de Cabul. Desde a tomada do poder pelo Talibã, afegãos buscam maneiras para deixar o país. A tomada do Afeganistão pelo Talibã foi uma ação rápida e que contou com a pouca resistência oferecida pelo exército local.

Após a fuga do presidente Ashraf Ghani e a conquista de Cabul, no último domingo (15), o grupo extremista trocou a bandeira do país pela bandeira talibã.