Alcolumbre suspende análise de indicação de Mendonça ao STF

Após pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, senador adiou a pauta na Comissão de Constituição e Justiça

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Após o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) decidiu, nesta sexta-feira, suspender a análise da indicação de André Mendonça para o STF na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

No fim na tarde, o presidente Jair Bolsonaro enviou o pedido contra Moraes ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo interlocutores, Alcolumbre disse que o gesto do presidente Bolsonaro é uma afronta gravíssima às instituições e sem precedentes na história do país.

Alcolumbre afirmou, conforme as mesmas fontes, que “o mesmo presidente que ataca o STF não pode esperar celeridade à apreciação de uma indicação sua para esta mesma Corte”.

Embora considerado um importante aliado de Bolsonaro no Senado, Alcolumbre declara ter aprendido muito na presidência do Senado Federal, que ocupou de 2019 a 2020, sobre a importância da harmonia e independência entre os poderes. Inclusive, durante a gestão encerrada no ano passado, não pautou a CPI do Judiciário, então batizada de “CPI da Lava Toga”.