O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC) recebeu a confirmação, na tarde desta quinta-feira, do segundo caso de variante Delta relacionado ao surto que atingiu o Hospital Conceição. O seqüenciamento genético completo ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Conforme o GHC, o paciente contaminado é um homem, de 78 anos, que mora em Guaíba, na região Metropolitana. Ainda segundo a instituição, ele deu entrada em 7 de julho, na unidade de terapia intensiva (UTI), e morreu no dia 8. O homem tinha comorbidades cardiológica, renal e obesidade, e havia completado o ciclo vacinal em 15 de abril.
Ainda segundo o grupo hospitalar, o primeiro caso relacionado à variante Delta havia sido confirmado nessa quarta. O homem, de 65 anos, entrou na instituição na metade de julho e teve alta no fim do mês. A instituição reforçou, ainda, que ele tinha problemas cardiológicos e diabetes, e já havia sido completamente imunizado.
Surto
Com os números divulgados nessa manhã, subiu de 129 para 136 o número de pessoas contaminadas no surto que atingiu a casa de saúde. São 86 pacientes e 50 funcionários infectados até o momento. Quatorze pessoas perderam a vida em razão da contaminação em massa no hospital.
As vítimas mais recentes são idosas e possuíam comorbidades. Trata-se de uma mulher, de 82 anos, natural da China e que residia em Porto Alegre. Ela chegou ao hospital através do Samu, com o protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A idosa já havia tomado as duas doses da vacina contra o coronavírus. A outra vítima é um homem, de 64 anos, morador de Viamão, que possuía um tumor maligno. Conforme o hospital, ele não havia se imunizado contra a doença.