Expointer é lançada com destaque para rigor em protocolo sanitário 

Governo do Estado reiterou exigências que serão feitas para quem visitar o Parque Assis Brasil

Foto: Ricardo Giusti/CP

O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente nesta quarta-feira, no Palácio Piratini, a 44ª Expointer, que ocorre de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A exposição volta a receber público, limitado a 15 mil visitantes por dia, que, somados a expositores e trabalhadores, formarão uma população de 25 mil pessoas no interior do parque. Na mesma cerimônia foram anunciados rigorosos protocolos de segurança sanitária para o evento.

Foram confirmadas as inscrições de 2.825 animais para participação em julgamentos, 85 empresas do ramo de máquinas e equipamentos agrícolas e 216 empreendimentos na Feira de Agricultura Familiar.

De acordo com a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, ainda não há uma projeção para o faturamento desta edição, que se aproxima mais do formato original, mas que ainda acontece no cenário excepcional da pandemia. Em 2020, a feira ocorreu em ambiente virtual. Silvana elogiou a parceria com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na missão de tornar a Expointer segura para visitantes, produtores rurais e expositores. O protocolo estabelecido exige testes RT-PCR ou de antígenos para as pessoas que estarão no parque todos os dias e o preenchimento de um formulário, pelo visitante, no ato da compra de ingresso, em que deve relatar as condições de saúde.

O governador Eduardo Leite destacou que o Estado conta com o comportamento responsável e a adesão do cidadão às medidas dentro do parque, mas reconheceu que o risco não é eliminado por completo. Não vai ser exigido comprovante de vacinação do público, uma vez que a imunização não é obrigatória.

Arita Bergmann observou que é muito importante o visitante se inteirar do que não pode ocorrer dentro do parque. Entre as ações vedadas, apontou, andar sem máscara, comer em pé, eventos como happy hours e coquetéis, shows, danças, música alta ou quaisquer situações nas quais seja necessário projetar a voz, o que, mesmo de máscara, aumenta o risco de contaminação.

Também participaram da cerimônia de lançamento os presidentes da Farsul, Gedeão Pereira; da Febrac, Leonardo Lamachia; da Fetag, Carlos Joel da Silva, representado por Jocimar Rabaioli; do Sistema Ocergs, Vergílio Perius; e do Simers, Claudio Bier; além de deputados e prefeitos.