Ministério da Defesa cancela desfile de 7 de setembro; ordem partiu de Bolsonaro

Suspensão do evento se dá em decorrência da pandemia da Covid-19. Forças Armadas realizarão cerimônia de hasteamento

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O Ministério da Defesa informou, nesta terça-feira, que a apresentação do tradicional desfile cívico de 7 de setembro, Dia da Independência, está cancelada, pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia de Covid-19. O ministro da Defesa, Braga Netto afirmou que a ordem partiu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em audiência conjunta de três comissões da Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa falou sobre o assunto. “Com relação à 7 de setembro, eu até pedi para passar a orientação, uma nota que eu passei para os comandantes (das Forças Armadas). A determinação, inclusive, foi do próprio presidente da República”, afirmou Braga Netto.

“A celebração militar do 7 de setembro terá restrições, não haverá desfiles, em virtude da pandemia. Nada impede que, dependendo de cada situação de cada localidade, haja aquelas exposições e demonstrações que são feitas normalmente, bandas e tudo mais. Mas desfiles não estão previstos”, completou.

Na data, em Brasília, as Forças Armadas realizarão a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional. As comemorações alusivas ao 199ª Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil ocorrerão no Palácio do Alvorada, com restrição de público, a exemplo do que aconteceu em 2020.