Hospital Conceição confirma mais duas mortes em surto de Covid-19; total já chega a 12

Oito pacientes foram internados na UTI em razão da contaminação em massa

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, confirmou nesta terça-feira (17) mais duas mortes em decorrência do surto de Covid-19 registrado na instituição. Com isso, chega a 12 o total de vítimas da contaminação em massa, que atingiu pelo menos 15 alas da unidade. Pelo menos 124 pessoas foram expostas à doença.

As duas últimas fatalidades aconteceram com pessoas que tinham comorbidades análogas à Covid-19. A primeira delas é de uma mulher de 79 anos, vacinada com uma dose, que tinha problemas cardiológicos. Já a segunda é de um homem de 70 anos, imunizado com duas doses, que tinha problemas no coração e pulmões.

Segundo a direção do hospital, todos os mortos eram pacientes. Além deles, 45 estão hospitalizados no setor de enfermaria e 8 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Mais de 63% dos envolvidos estavam vacinados com duas doses. Entre os funcionários, são 42 casos de Covid-19 e apenas uma hospitalização. Nenhum servidor faleceu.

A principal hipótese é de que a contaminação em massa no Conceição tenha sido causada pela variante Delta do coronavírus. A instituição ainda aguarda a confirmação da análise genômica do material coletado junto aos infectados. A investigação está à cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

Restrições

Por conta do surto de Covid-19, o Hospital Conceição manteve suspensas as visitas por tempo indeterminado. A emergência da casa de saúde segue atendendo somente casos graves, enviados pelo SAMU. As cirurgias eletivas também estão suspensas, exceto os procedimentos oncológicos.